quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Émile Durkheim


Émile Durkheim nasceu na França em 1858 e lá viveu até sua morte, em 1917. Ele é  considerado por muitos como o fundador das Ciências Sociais. Diretamente influenciado pelo positivismo de Auguste Comte, dedicou sua carreira intelectual a criar uma ciência que tornasse possivel o entendimento dos comportamentos coletivos. Sua maior preocupação era explicar os elementos capazes de manter coesa a nova sociedade que ia se configurando após a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
Émile Durkheim

Émile entende o fato social como objeto central de investigação deste novo campo científico. Para ele o fato social é como uma “coisa” que exerce força de coerção sobre os sujeitos, independente de sua vontade ou ação individual.
Propositalmente, Durkheim chama o fato social de “coisa” para ressaltar que ele é um objeto no sentido científico, isso é, algo que pode ser observado, definido e explicado pelo cientista social.

Em seu importantíssimo estudo O Suicídio, publicado em 1897, Durkheim observa que as taxas de morte voluntária são contantes em diferentes períodos. O autor trata, portanto, o suicídio como um fenômeno que não age unicamente sob o indivíduo, mas cujas forças encontram-se atuantes em todo o corpo social. Logo, Durkheim passa a considerar o suicídio como um fato social que deve ser estudado e analisado por ele enquanto cientista social. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário